Malha de aço de alta resistência: prevenção contra queda de rochas

A degradação de maciços pode ser causada por inúmeros fatores naturais, como o desenvolvimento de vegetação, infiltração, dilatação térmica, erosões eólicas e ações sísmicas. Quando isso acontece, se faz necessário utilizar medidas de prevenção contra queda de materiais, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas e de patrimônios.

Uma solução muito utilizada é o revestimento superficial dos taludes com malhas de aço de alta resistência. Esse sistema é comumente aplicado em maciços com algum risco de queda de blocos de rocha e deslizamentos de solo. O sistema consiste em revestir taludes de até 65° de inclinação, com malha de aço de alta resistência, cabos de aço e ancoragens, capazes de garantir a consolidação superficial dos mesmos e impedir o movimento de blocos de rocha de até 1,5m³.

taludes com malhas de aço de alta resistencia

As malhas metálicas são bastante utilizadas pela rapidez de execução, viabilidade de custo e mínimo impacto ambiental.

As etapas de instalação das malhas metálicas são: Limpeza e acerto de toda superfície do talude, marcação da malha de grampos, perfuração e instalação dos grampos, instalação da malha de aço, instalação das placas de ancoragem, instalação e fechamento dos cabos de contorno e torqueamento final do sistema.

Para a instalação das malhas de aço de alta resistência, deve ser feito o estudo e o projeto detalhado do terreno e da solução sugerida. Além disso, é muito importante a contratação de uma empresa instaladora que seja habilitada pelos fabricantes e capaz de garantir a qualidade da instalação do sistema.

Altiplano engenharia é a empresa de acesso por cordas especialista na instalação de malhas de aço de alta resistência no Rio de Janeiro, e tem o compromisso de levar segurança ao dia a dia das pessoas, através do desenvolvimento de trabalhos de engenharia responsáveis e com alto grau de segurança.