Manutenção de cortinas atirantadas

As Cortinas Atirantadas são estruturas de concreto usadas para contenção de taludes verticais, capazes de suportar esforços significativos do terreno.

MANUTENÇÃO DE CORTINAS ATIRANTADAS

Por ser uma estrutura de segurança, necessita de grande atenção com a qualidade dos materiais empregados na sua construção, com as técnicas aplicadas na execução da obra e com o programa de verificação e manutenção do pós-obra.

As principais não conformidades encontradas em uma cortina atirantada são detectadas em uma simples inspeção visual, feitas por profissionais habilitados. Nessas inspeções são conferidas a integralidade da estrutura do concreto, das cabeças de proteção dos tirantes, do sistema de drenagem, e possíveis pontos de infiltrações.

A manutenção dessas estruturas é geralmente deixada em segundo plano, pois muitas se encontram “escondidas” por de trás de grandes edificações ou em locais de difícil acesso. Contudo, com um simples trabalho de limpeza periódica, desobstrução das canaletas, DHPs e barbacãns, pode-se evitar acidentes e grandes prejuízos.

E se considerarmos que o colapso de uma cortina atirantada pode causar perdas de vidas humanas e patrimônios, veremos que é muito importante e barato possuir um programa de verificação e manutenção regular, capaz de diagnosticar anomalias e sugerir intervenções.

A Altiplano Engenharia, é a empresa de acesso por cordas especialista na manutenção de cortinas atirantadas no Rio de Janeiro, e tem o compromisso de levar segurança ao dia a dia das pessoas, através do desenvolvimento de trabalhos de engenharia responsáveis e com alto grau de segurança.